Notícias

11.11.2010

Para inovar é preciso antes criar a cultura certa

O sucesso da empresa está na capacidade de se diferenciar e atrair a atenc?a?o dos consumidores. E para inovar ela precisa criar o ambiente e a cultura que inspiram as pessoas e potencializam as mentes.

Por Charles Bezerra

Ha? alguns bilho?es de anos uma sopa qui?mica deu origem a vida em nosso planeta. Antigas formas de vida foram ficando mais e mais sofisticadas por meio de tre?s simples mecanismos (mutac?a?o, cruzamento e selec?a?o), fantasticamente explicados por Darwin, em 1859.

Alguns organismos comec?aram a desenvolver estruturas neurais, capacidade de se comunicar e de criar ferramentas. Desenvolvemos a capacidade do design, de criar o novo, tambe?m criamos a arte, a cie?ncia e a tecnologia, com a qual dominamos todas as outras formas de vida. Com a capacidade de criar aceleramos ainda mais o processo e ganhamos escala.

Mudamos tudo a nossa volta e criamos um modelo de vida ale?m do que os recursos do planeta seriam capazes de sustentar. Algue?m poderia dizer: “E? porque somos muitos!”, mas sera? que e? por isto mesmo?

Se compararmos a biomassa humana com a biomassa das formigas, por exemplo, as formigas pesam de tre?s a quatro vezes mais que no?s. Seria o equivalente a ter 30 bilho?es de pessoas no planeta atualmente.

Tambe?m, algue?m poderia dizer: “E? porque na?o tem dinheiro para todo mundo!”, mas sera? que e? falta de dinheiro? Lembro-me do Ted Turner, criador da CNN, dizer que os trilho?es de do?lares gastos na guerra-fria seriam suficientes para todo ser humano viver no parai?so material, ou seja, na?o e? porque somos muitos ou porque na?o temos dinheiro, mas sim pelo modelo de vida que escolhemos.

Podemos pensar a tecnologia, a comunicac?a?o e a competic?a?o do mundo atual como partes de um processo similar aos usados na selec?a?o natural.

A tecnologia atua como um mecanismo de mutac?a?o e constantemente gera novas possibilidades. A comunicac?a?o e a conectividade permitem a combinac?a?o de ideias equivalente a um mecanismo de cruzamento.

E, por fim, a competic?a?o dos mercados atua como um grande processo de selec?a?o, decidindo o que sobrevive e passa para a pro?xima gerac?a?o. Uma dina?mica capaz de nos manter em constante revoluc?a?o e de criar toda essa diversidade de ideias, produtos, servic?os e experie?ncias que estamos presenciando.

Darwin nunca disse que era o mais forte ou o mais inteligente que sobrevive, o que ele nos disse foi: “Quem sobrevive e? quem esta? mais preparado para mudanc?as, ou seja, o mais adapta?vel”. Em um mundo de extrema competic?a?o como o que estamos vivendo, pessoas e organizac?o?es precisam aprender a se adaptar, cada vez mais ra?pido.

O que determina o sucesso de uma organizac?a?o e? a capacidade de atrair a atenc?a?o dos consumidores para as suas ideias, produtos ou servic?os. E, para isso, e? preciso se diferenciar.

A esse?ncia da inovac?a?o e? a busca pela diferenciac?a?o. A tentativa de deixar o cardume e buscar uma nova alternativa. Algo que, ate? enta?o, na?o acontece na tecnologia ou em qualquer outro lugar, mas exclusivamente em nossas mentes.

Uma capacidade que na?o da? para ser percebida pelo exterior. Na?o importa a idade, a origem, o sexo ou a cor da gravata, mas envolve a capacidade de navegar no problema sem se perder; modelar o todo e as partes, fazer as perguntas certas, nas horas certas; vencer aparentes contradic?o?es; manter a mente de crianc?a; arriscar; e, assim, criar e contar uma nova histo?ria.

Conhecimento e? a chave para abrir as portas da inovac?a?o e esta? diretamente ligado com a qualidade de nossas fontes e o treinamento intelectual que nos colocamos. Se procurarmos ideias radicalmente diferentes, nossa perspectiva precisa ser radicalmente diferente.

Richard Feynman, ganhador do Pre?mio Nobel de Fi?sica de
1965, costumava dizer que se colocava no lugar de marcianos para se perguntar: “O que eles iriam achar se encontrassem tal problema?”

Para inovar, uma empresa necessita criar um ambiente certo, uma cultura certa para inspirar as pessoas e potencializar suas mentes a atingir todo seu potencial. Na?o adianta comprar ma?quinas, processos, sistemas e na?o trabalhar o indivi?duo. Trata-se da tarefa mais importante para os li?deres de hoje. Em inovac?a?o na?o existem fo?rmulas. Antes de criar as inovac?o?es, precisamos criar os inovadores.

 

Fonte: webinside

123

Depoimentos de Clientes

Gisella Pucci
Ótimo trabalho da Communiq ! A capacidade de assimilar as idéias e a vontade do cliente, faz parte do seu diferencial, além da criatividade e rapidez no atendimento, com disposição para discutir idéias e novas sugestões. Ficou lindo, diferente, a cara da Lillà.

Fique por dentro

Aqui você fica por dentro do que rola na Communiq e das novidades sobre tecnologias da informação e comunicação.