Notícias

11.11.2010

Vale a pena contratar um designer?

Não tenha medo daquele sobrinho do cliente que diz fazer o mesmo que você por um preço menor. Entenda a escala de valores entre vocês dois e cobre o preço de sua experiência com resultados.

Por Pablo Caldas

Com Pedro Caldas *
————————

Por que devo contratar um designer? Todos nós já ouvimos a pergunta. Mas sua formulação não tem nada a ver com a insensibilidade ou mesmo com a avareza do cliente. Ela é, isto sim, fruto da discrepância entre escalas de valor dos clientes e dos fornecedores.

Em outras palavras: o cliente não entende por quê o sobrinho dele não pode fazer o mesmo trabalho e por um preço bem mais camarada.

Para tentar encontrar uma solução ao impasse, primeiro precisamos entender o que é valor. Quando determinado serviço traz um benefício que, para o cliente, é maior do que o preço por ele pago, este serviço tem valor para aquele cliente específico.

Portanto, valor é um conceito subjetivo, dependendo principalmente das percepções do tomador de serviço.

É exatamente como a já famosa fábula do martelo, onde um mecânico cobra um valor astronômico por um reparo feito em segundos em um motor quebrado. O cliente, sem enxergar o valor da solitária martelada que resolveu seu problema, recebeu como resposta a composição do custo: 99% experiência, 1% trabalho.

Como fazer um cliente, cuja cabeça é normalmente orientada a custo, entender a importância do trabalho do designer em um mundo onde as ferramentas de produção estão amplamente disponíveis a custos que se aproximam do zero?

A resposta, novamente, passa pela percepção de valor.

O designer, como especialista em sua área, é o mecânico que desfere aquela martelada certeira, resolvendo o problema da maneira mais rápida e eficaz possível. Algo que o sobrinho do cliente dificilmente conseguiria.

 

Fonte: webinsider

123

Depoimentos de Clientes

Gisella Pucci
Ótimo trabalho da Communiq ! A capacidade de assimilar as idéias e a vontade do cliente, faz parte do seu diferencial, além da criatividade e rapidez no atendimento, com disposição para discutir idéias e novas sugestões. Ficou lindo, diferente, a cara da Lillà.

Fique por dentro

Aqui você fica por dentro do que rola na Communiq e das novidades sobre tecnologias da informação e comunicação.